Em pesquisa feita no brasil, se referindo a doença chamada “asma”, sendo a cada dez brasileiros, um sofre do problema. Todos os anos ao menos 2.200 mortes estão relacionadas a doença, segundo estudos. Nesta segunda-feira (21), com a chegada do inverno, traz um alerta para os asmáticos que costumam piorar conforme essa mudança de tempo, o ar seco e o clima frio é comum nesta época do ano no Brasil.

Com a nova estação, o dia nacional de controle da asma também é comemorado hoje, com diversas campanhas de prevenção e orientação à população que sofre com a doença. São 10% da população asmáticos no país, sendo que todos os anos, ao menos 2.200 mortes estão relacionadas ao problema. No mundo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que existam cerca de 100 a 150 milhões de pessoas que sofrem com a doença.

A asma em muitos locais do Brasil, ela ainda é identificada como sinônimo de bronquite asmática, bronquite alérgica ou simplesmente bronquite por alguns médicos e leigos. Esta e outras dificuldades relacionadas a este desconhecimento fazem com que a maior parte dos asmáticos não tenha o tratamento adequado.

Existem alguns cuidados que o paciente deve ter como: manter o ambiente de casa e do trabalho limpo e arejado, evitar contato com o pó e poeira, evitar fumaça de cigarro e evitar fazer exercícios nos horários de pico de poluição, no começo da manhã e no final da tarde.