Se você ainda não se vacinou, e está dentro dos requisitos para tomar a vacina, não perca tempo. A Secretaria de Saúde de Barueri está integrada aos esforços da Secretaria Estadual para a vacinação em massa contra a hepatite B, em pessoas com idades entre zero e 24 anos. Essa faixa etária ampliada – antes era até 20 anos – foi incluída no calendário oficial de vacinação. Por isso, quem ainda não tomou as três doses da vacina tem que, obrigatoriamente, atualizar a sua carteira de vacinação.      

A hepatite B: Tráta-se de uma perigosa doença, que não sendo cuidada, o caso pode chegar ao extremo, é uma doença contagiosa decorrente de infecção por vírus, que atinge o fígado. Ela varia de moderada a grave e afeta a pessoa por toda a sua vida. A hepatite B aguda é uma doença de curta duração que ocorre dentro dos primeiros 6 meses depois da exposição ao vírus. Essa infecção pode se transformar em crônica, de longa duração, que ocorre quando o vírus permanece no organismo da pessoa.

Adiante-se, e vá procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de seu bairro, ou o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), localizado na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 268, no bulevar do centro, previna-se tomando a dose da vacina, para que não sofra caso acontece de ser contagiado. Os pais dos menores devem levar seus filhos. A vacina não apresenta contra indicação. É necessário levar a carteira de vacinação.