Especialistas dão dicas de como evitar a ” gripe, alergias e ressecamento da pele”, O inverno brasileiro começa nesta segunda-feira (21) e a sua tendência é de chegar com dias mais secos e gelados. Com essa mudança de temperatura, a capacidade de surgir as gripe e alergias, além de outros problemas como ressecamento da pele e dores nos ossos já fraturados, é muito grande, por isso aqui estão algumas dicas passadas por especialistas para evitar ficar doente ou tratar cada um destes problemas.

Nos casos de gripe, por exemplo, é comum que ela ocorra mais de uma vez durante o inverno, segundo o Renato Grinbaum (médico infectologista) do hospital “Beneficência Portuguesa” de São Paulo, é resultado de contato com indivíduos que têm o vírus. “Uma das formas de se prevenir, é tomar a vacina contra a gripe, já que nem sempre é possível ficar longe de pessoas gripadas. Todas as pessoas devem tomar a vacina contra a gripe, mas principalmente grávidas, idosos e pessoas com doenças de base como doenças de rim, pulmão e coração, que são as mais vulneráveis para se infectarem com as doenças do inverno.

Outras formas para se evitar da gripe é lavando sempre as mãos e evitar mantê-las em contato com o nariz e à boca quando estiverem em lugares com grandes aglomerações, orienta o infectologista. Outra questão é que durante o inverno ocorre a inversão térmica, aumentando o número de poluentes no ar, que favorece crises de renite e asma. 

Para os dias de umidade mais baixa, inferior a 40%, a dica é tomar muita água, usar um umidificador de ar e usar soro fisiológico na região dos olhos e do nariz, segundo o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, de São Paulo. Também é bom evitar fazer exercícios em ambientes abertos, onde o corpo libera mais água. 

Procurem pesquisar mais sobre as doenças e como se previnir.